As condições severas de funcionamento de máquinas e equipamentos nas rotinas de mineração impõem grandes desafios de operação e manutenção para as empresas do setor. A Aperam South America, produtora integrada de aço inox, líder na América Latina, investe no desenvolvimento de novas soluções em aço inox para a mineração. A empresa leva seu portfólio inovador para a edição deste ano da feira Metal Mineração, entre os dias 19 e 22 de junho de 2018, em Criciúma (SC).
“O aço inoxidável obtém ótima performance na mineração, em especial em ambientes com água ou umidade, onde os processos de desgaste por corrosão e abrasão atuam em conjunto. As soluções garantem maior durabilidade e menores custos de manutenção”, diz Roberto Guida, gerente executivo de Marketing e Desenvolvimento de Mercado da Aperam South America.
Como parte de um programa permanente de inovação, a empresa investigou o desempenho do aço inox em comparação com materiais tradicionais usados em equipamentos nas atividades minerais. Os resultados confirmaram o que a equipe de pesquisadores e engenheiros já imaginava.
Em um projeto piloto com um grupo que possui forte presença no leste de Minas Gerais no fornecimento de extração e fornecimento de minerais para indústrias, além de agregados, concretos e argamassas industrializadas, a Aperam realizou testes de aplicações do inox em processos com alta umidade e abrasão, desde 2016. “O inox teve excelente performance, sem desgaste nem perda de espessura”, afirma o executivo da Aperam.
Performance e durabilidade – Em relação aos materiais tradicionais, a vida útil de peças e componentes de máquinas feitas com aço inox, segundo a fabricante, aumenta em duas ou três vezes. As soluções da Aperam podem ser usadas em peneiras, chutes, lavadores, chapas expandidas e diversos outros equipamentos, como separador magnético de alta intensidade, uma vez que a empresa desenvolve aços com propriedades magnéticas e de maior eficácia.
Os vagões de trem para transporte de minério são, também, outra aplicação de alta performance do aço inoxidável no setor, já em uso por outras empresas. O inox aumenta a durabilidade dos vagões para 40 a 50 anos contra apenas 7 anos dos materiais tradicionais. Os vagões de aço inoxidável possuem espessuras menores, o que torna as composições mais leves. Além disso, sofrem menos desgastes em função do atrito com a carga.
A Aperam South America emprega 100% de carvão vegetal em detrimento do carvão mineral. Seus insumos são provenientes de florestas renováveis de eucalipto sob gestão de sua subsidiária Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Os processos incluem uso intensivo de tecnologia e práticas ambientais de classe mundial, desde a fase do melhoramento genético ao produto final com a carbonização da madeira, o que inclui controle e redução de emissão de gases.