A Vale está dando um choque de sustentabilidade no sistema de transporte de minério de sua mais tradicional operação. O ROM de itabirito proveniente das Minas do Meio e de Conceição até a usina do Cauê, em Itabira (MG), deixará de ser feito por caminhões Off Road dando lugar a um Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), com 3,1 km de extensão e coberto por estruturas metálicas. A implantação está em curso com as devidas licenças (Prévia/Instalação/Operação). As vantagens do ponto de vista ambiental são evidentes e sua instalação, em terreno da própria Vale, em área da Cava Chacrinha, com solo totalmente antropizado, destituído de vegetação, cobertura pedológica e curso d´água, também é outra garantia nesse sentido. O projeto prevê um trecho em solo (2.536 m) e outro aéreo (360 m) até a pilha pulmão de alimentação da britagem da Usina Cauê. O TCLD, com vida útil prevista de 30 anos, foi projetado para 6.000 t/h e deverá operar com 4.900t/h de minério de ferro, a uma velocidade de 3,5 m/s.