O trabalho de desenvolvimento de equipamentos de mineração subterrânea da Epiroc, nova empresa integrante do Grupo Atlas Copco, será focado em máquinas com emissão zero de carbono, movidas a bateria. A empresa tem planos imediatos de expandir seu portfólio de equipamentos de mineração com acionamento elétrico a bateria, incluindo carregadeiras, equipamentos de perfuração, e caminhões.
A empresa continuará a apoiar os clientes que contam com equipamentos a diesel, mas a decisão de avançar é um movimento definitivo. Os carregadeiras, caminhões e equipamentos de perfuração elétricas foram amplamente testados e as máquinas atualmente oferecidas provaram que esta tecnologia está pronta para ser protagonista.
“As máquinas de emissão zero já oferecem o mesmo desempenho ou mesmo melhor que o diesel, e este é apenas o começo, a produtividade e a rentabilidade só melhorarão a partir daqui”, afirme Erik Svedlund, gerente de marketing global do projeto para eletrificação na Epiroc (Grupo Atlas Copco).
Além do menor custo de funcionamento das máquinas, há economias consideráveis em ventilação e refrigeração. Mas, o mais importante, as máquinas elétricas contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os mineiros em todos os lugares.