ATLAS COPCO, SAAB E COMBITECH: JUNTAS NO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES DIGITAIS PARA SEGURANÇA EM MINERAÇÃO

ATLAS COPCO, SAAB E COMBITECH: JUNTAS NO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES DIGITAIS PARA SEGURANÇA EM MINERAÇÃO

A Atlas Copco assinou uma carta de intenção com a empresa de defesa e segurança Saab e sua subsidiária, a consultoria de tecnologia Combitech. Esta colaboração está alinhada com o investimento consistente que a Atlas Copco tem feito em tecnologias digitais para segurança das operações de mineração. O desenvolvimento combinará os anos de experiência e conhecimento acumulado pela Atlas Copco no setor de mineração, e a vasta experiência da Combitech em soluções digitais para aeronáutica, defesa e telecomunicações.

Racionalizar operações de mineração não só resulta em economias substanciais e melhorias de produtividade, mas também garante maior segurança para os clientes. A iniciativa da Atlas Copco para o projeto com a Saab e Combitech faz parte dos avanços que a empresa tem feito em digitalização e automação. Foi assinada uma carta de intenção que descreve os termos de cooperação. Isto inclui esforços de digitalização aplicados a sistemas como torre de controle de mineração autônoma, segurança cibernética e soluções de ecossistema. A colaboração irá basear-se nas plataformas técnicas da Saab e nos métodos de trabalho e experiência que a Combitech desenvolveu no curso da digitalização do avião de combate Gripen E – um projeto que reduziu o tempo de desenvolvimento pela metade, reduzindo assim os custos radicalmente.

“Esta colaboração está totalmente em linha com a nossa visão da mineração do futuro, automatizada e digitalizada”, disse Helena Hedblom, presidente da área de negócios Mining and Rock ExcavationTechnique, da Atlas Copco. “Muitos de nossos clientes já iniciaram o processo de digitalização, e muitos outros o farão em breve. Nosso objetivo é apoiar clientes ao longo do caminho e atender às suas crescentes demandas de segurança cibernética e soluções integradas. Para diminuir o prazo de execução, estamos buscando parcerias com os melhores da indústria. Vemos um grande potencial na combinação dos produtos e experiência da nossa empresa com as tecnologias da Combitech “, concluiu Hedblom.

“O fato de que uma empresa industrial sueca líder mundial em seu segmento nos escolheu como seu parceiro de digitalização é um reconhecimento muito significativo”, disse o vice-presidente-adjunto da Combitech, Lars Ydreskog, responsável pelas soluções de digitalização na empresa. “Isso mostra que a experiência única que adquirimos ao digitalizar o avião Gripen E, em combinação com um líder em segurança cibernética, nos torna muito atraentes para a indústria global. A colaboração com a Atlas Copco é um passo importante para alcançar nosso objetivo de nos tornarmos um centro de conhecimento para a digitalização da indústria sueca”, concluiu Ydreskog.

Esta colaboração é mais um exemplo do foco cada vez maior da Atlas Copco em soluções digitais para segurança nas operações de mineração. No ano passado, a Atlas Copco adquiriu participação na Mobilaris MCE, uma empresa cujas soluções de software fornecem aos usuários uma visão abrangente das operações de mineração, posicionamento em tempo real e informações de status sobre veículos, equipamentos e pessoal.

Por outro lado, um exemplo já de resultados dessa estratégia da Atlas Copco é a recente conquista de um grande volume de equipamentos para um dos principais produtores de cobre no Cazaquistão (Kazakhmys Corporation).

São dezenas de caminhões de minas, carregadeiras e plataformas de perfuração para uso em 11 minas, incluindo a maior mina de cobre e prata no centro do Cazaquistão (Zhomart). As encomendas totalizaram mais de US$ 26 milhões e um dos fatores críticos foi a inteligência embarcada, através da solução telemática Certiq da Atlas Copco, que permite o monitoramento automatizado e inteligente da produtividade e desempenho da máquina.

Sala de controle para segurança de aeroportos, um tipo de solução que a Saab agora evolui para o setor de automação da mineração

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.