SCANIA LANÇA NOVO OFF ROAD PARA 40 T DE CARGA LÍQUIDA

SCANIA LANÇA NOVO OFF ROAD PARA 40 T DE CARGA LÍQUIDA

A novidade da Scania na Exposibram foi o modelo Heavy Tipper, lançamento mundial, configurado para uso na mineração. Mais robusto que as versões off road anteriores, o Heavy Tipper foi dimensionado para carga (líquida) de 40 t (25% superior ao padrão de mercado), somando 58 t de peso bruto total (PBT). Segundo Fabricio Vieira, gerente de Mineração da Scania no Brasil, em comparação com a linha atual da marca para a mineração, ele reduz em até 15% o custo por tonelada transportada, aumenta em 30% a vida útil na operação (cerca de um ano a mais de trabalho, sendo três a vida média das opções atuais do mercado), eleva em até 5% a disponibilidade da frota e pode proporcionar até 10% de economia de combustível por tonelada transportada.

Uma simulação de operação real pode dimensionar melhor a otimização total de custos. O exemplo será uma mineradora que gera 5 milhões de toneladas/ano de minério, em um ciclo de produção de 40 minutos e atualmente utiliza 20 caminhões para a movimentação deste material, cada um com a capacidade atual do mercado de 32 t de carga líquida. “Se essa mineradora tivesse um Scania Heavy Tipper produziria a mesma quantidade com dois caminhões a menos”, explica Vieira. “Levando em conta todos os índices de percentuais citados, a redução da compra de dois caminhões, um ano a mais de trabalho do novo modelo e o menor custo operacional, a economia poderia chegar a R$ 2,5 milhões no final da vida útil dessa frota.”

A Scania contabiliza no Heavy Tipper um aumento de até 5% na disponibilidade operacional e cerca de mais 5 mil horas de vida útil – reduzindo o custo de operação ao longo do ciclo de vida do produto e aumentando o valor residual.

As principais novidades de engenharia incluem bogie (36 t) e eixos (direcionais de 11 t) com a maior capacidade de carga do segmento, maior robustez do novo diferencial (+ 40%) e do redutor de cubo com diferentes relações finais (5,13, 6,43 e 7,63), que possibilitam uma capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas (a maior do mercado). Além de nova caixa de marchas GRSO935, de maior resistência (+ 40%), com trocas mais rápidas e suaves.

Para atender a nova demanda de carga, toda a suspensão (molas parabólicas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi reforçada. A Scania também irá disponibilizar pneus com maior amplitude de volume (de série 5.550 kg por unidade e opcional de 6.000 kg). Por outro lado, para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema proporcionando um melhor desempenho de frenagem.

Completam os itens de série, câmbio Opticruise 100% automatizado de 14 velocidades (que oferece o modo Off Road permitindo o propulsor girar em rotações mais amplas), freio hidráulico auxiliar Scania Retarder (com potência de frenagem de 4.100Nm), freio motor de 261 kW, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo e ângulo de ataque de 29º.

No caso do Heavy Tipper, e também aos caminhões da atual linha vocacionada à mineração, a fabricante oferece o novo Sistema de Troca Scania, exclusivo para o segmento, com mais itens disponíveis e a mesma garantia de uma peça nova. Entre as novidades incorporadas estão caixa de câmbio, Retarder, planetária e diferenciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

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