Em tempos de crise, empreender, inclusive na área social, é uma alternativa das mais viáveis mas que também necessita de capacitação prévia para a garantia especialmente de recursos e apoio externo. Pensando em promover oportunidades nesse sentido, a Votorantim Cimentos realiza a partir dessa segunda-feira (25) o segundo módulo de curso que trata do tema na Biblioteca Pública Municipal, das 18h às 21h30. A inscrição beneficia representantes de organizações locais.
De acordo com a analista regional de Responsabilidade Social da Votorantim Cimentos, Sabrina Oliveira, a iniciativa surgiu de diagnóstico feito em Primavera nos meses de junho e julho. “Durante o contato com os representantes, percebemos uma oportunidade em trabalhar o capital social das organizações e o fortalecimento da atuação delas. A grande maioria apresentou dificuldades na realização de seus projetos por motivos ligados à captação de recursos e apoio externo para realização das atividades”, afirma Sabrina Oliveira.
O 1º módulo do curso foi realizado de 14 a 17 de agosto de 2017 e contou com a participação de pessoas ligadas a projetos e organizações sociais de Primavera, bem como de representantes do poder público municipal através de suas secretarias. O conteúdo do Modulo 1º foi direcionado às habilidades dos participantes quanto ao planejamento de projetos, identificando necessidades prioritárias para as associações/instituições participantes e seus principais parceiros. Como também foi realizada uma análise estratégica do cenário onde as associações estão inseridas, definindo assim a missão institucional e o marco lógico inicial para a construção das propostas.
Nesse segundo módulo, os participantes conhecerão os modelos de propostas existentes e como devem ser elaboradas, com o objetivo de acessar financiamentos sociais ofertados por outras instituições, indicando fontes e metodologias para captação de recursos. “Além disso, serão apresentadas ferramentas para monitoramento e avaliação de projetos, corrigindo erros e potencializando sucessos, através de indicadores mensuráveis”, acrescenta a analista regional de Responsabilidade Social da empresa.