A Volvo e a Tracbel exibirão no estande da marca a carregadeira L120F e a escavadeira EC250DL, dois equipamentos bastante procurados pelas empresas do setor de mármores e granitos. Também haverá um simulador de escavadeira e um motor Volvo Penta de 11 litros. Com 1,5 mil pedreiras em atividade e 9,5 milhões de toneladas produzidas, esta indústria movimenta cerca de US$ 1,2 bilhão em exportações. Europa Ocidental, China e Estados Unidos são os principais mercados externos do produto brasileiro.
“Os equipamentos Volvo são reconhecidos entre os produtores de mármores e granitos por conta de alguns atributos: baixo consumo de combustível, robustez, alta produtividade e grande disponibilidade”, afirma Cláudio Peres, representante regional de vendas da Volvo CE Latin America. “Estamos atentos à tendência de aumento da produtividade no setor de rochas ornamentais com a utilização de máquinas deste porte e oferecendo produtos adequados à realidade do setor”, observa Carlos Renato, gerente da unidade da Tracbel em Serra.
Por tratar-se de um equipamento bastante versátil, a escavadeira E250D pode ser utilizada com rompedor hidráulico para perfuração e como empurradora de bancadas, entre inúmeras outras atividades. A carregadeira L120F é amplamente usada na limpeza de pátios e no carregamento de outros materiais.
“A Volvo tem uma ampla oferta de equipamentos voltados para o setor, como as carregadeiras L350F para manuseio de blocos e L120F e a escavadeira EC380DL”, destaca Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE. A EC380DL, por exemplo, é uma escavadeira de 38 toneladas que começa a ser bastante procurada por causa de sua alta produtividade e baixo consumo de diesel. Ela é conhecida também por sua versatilidade, pois opera tanto no tombamento de blocos maiores, como na limpeza de resíduos e em escavações em geral nas pedreiras. É ainda muito utilizada na manutenção e abertura de novos acessos para frentes de exploração.