LIVRO RELEMBRA A DESCOBERTA DE CARAJÁS EM COMEMORAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO

LIVRO RELEMBRA A DESCOBERTA DE CARAJÁS EM COMEMORAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO

Neste ano de 2017, aniversário dos 50 anos da descoberta de Carajás , o geólogo Erasto Boretti de Almeida, que integrou a equipe da Companhia Meridional de Mineração (CMM), subsidiária da siderúrgica norte-americana United States Steel Corporation, lança o livro “Carajás: a descoberta”, dia 22 de junho, na Livraria Cultura, em São Paulo. O livro reúne as memórias do autor, além de registros e documentos do episódio. As jazidas de minério de ferro da Serra dos Carajás, no sul do Estado do Pará, foram descobertas em meados de 1967, durante os trabalhos de campo da CMM. “Com o exemplo de Carajás, espero ter colaborado para a conscientização da importância da mineração, além de mostrar a necessidade do conhecimento dos nossos recursos minerais e os resultados que podem ser obtidos com projetos de pesquisa bem conduzidos”, diz Erasto Boretti de Almeida.

O geólogo Andrea Bartorelli, diz que o protagonismo do geólogo Erasto Boretti de Almeida na descoberta de Carajás resultou de uma série de circunstâncias que convergiram para sua participação no Programa de Exploração Mineral desenvolvido pela U.S. Steel, na década de 1960, sob a responsabilidade do geólogo estadunidense Gene Edward Tolbert.Naquela época, tratava-se indubitavelmente de um trabalho desbravador, sem o auxílio de mapas adequados, sem referências e sem qualquer meio de localização que não fosse a medição de distâncias pelo tempo consumido em percursos com barcos, aviões e helicópteros, e a identificação visual das feições do relevo em imprecisos mosaicos aerofotogramétricos.

Carlos Cornejo, jornalista e pesquisador histórico, autor de diversas obras dedicadas ao Brasil, lembra que a obra, “sem grandiloquências nem tecnicismos”,  “revela o esforço coletivo de diversos profissionais e auxiliares: geólogos, pilotos e sertanistas, que levaram, num trabalho sistemático de prospecção, à descoberta de Carajás e suas imensas riquezas, hoje um dos alicerces da economia nacional”.

O livro Carajás: a Descoberta, de requintada qualidade gráfica, possui 200 páginas belissimamente ilustradas com dezenas de imagens, entre fotografias da descoberta, do dia a dia dos exploradores e da flora e fauna regionais. A obra conta com acabamento em capa dura, no formato de 23 x 15 cm. Seu preço de capa nas livrarias é de R$ 58,00.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.