A ArcelorMittal e o Grupo Bekaert, líder mundial em tecnologia na transformação e revestimento de arame de aço, chegaram a acordo dia 25de abril sobre a aquisição, pela ArcelorMittal, de quotas da subsidiária da Bekaert, em Sumaré (SP). A ArcelorMittal será a acionista majoritária (55,5%) de Sumaré e a Bekaert deterá as ações restantes (44,5%). A conclusão da transação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autoridade antitruste brasileira.
Até a decisão final do CADE, a ArcelorMittal não terá qualquer ingerência sobre as atividades da unidade de Sumaré, que permanecerá completamente independente e gerida unicamente pela Bekaert.
A ArcelorMittal, por meio do acordo, aumenta seus ativos e operações no segmento Tire Cord (produção de Steel Cord e Bead Wire, utilizados na fabricação de pneus para carros e caminhões). Além disso, a operação permite a realização de sinergias e garante o fornecimento de fio-máquina de qualidade pela ArcelorMittal a partir de sua unidade de João Monlevade (MG).
No Brasil, a ArcelorMittal e a Bekaert mantêm uma parceria desde 1974, incluindo a BBA e a BMB. Esta última atua no segmento de Tire Cord. A Bekaert (Euronext Brussels: BEKB) é uma empresa global com cerca de 30 mil funcionários em todo o mundo, com sede na Bélgica e € 4.4 bilhões de euros em receitas anuais.