Os esforços da Vallourec unidade Mineração em promover o desenvolvimento sustentável foram reconhecidos com o Prêmio CSul de Qualidade Urbana, que homenageia projetos e práticas que promovem a melhor relação entre as pessoas e o meio urbano. A unidade foi vencedora com a prática “Utilização de rejeito de minério de ferro na fabricação de pisos intertravados” realizado na Mina Pau Branco, em Brumadinho, na Grande BH.
A prática que foi premiada consiste em utilizar o rejeito de minério de ferro na fabricação de pisos intertravados (bloquetes), em substituição a areia. É uma prática iniciada este ano e, até o momento, a capacidade produtiva é de mais de 350 m² de bloquetes por mês. Também são produzidos meios-fios e alas de contenção, que podem ser utilizados para sinalização de vias de trânsito, por exemplo, para delimitar faixas e áreas.
O projeto surgiu em 2015 e foi concretizado em 2016 com a realização de diversos testes em laboratório, a partir de parcerias com instituições de ensino. Os bloquetes e meios-fios estão sendo utilizados para a pavimentação das vias internas da Mina Pau Branco. A iniciativa realiza um controle natural da dispersão de poeira e diminui a utilização de caminhões pipa para a hidratação das estradas.
Além disso, o objetivo é que os bloquetes sejam disponibilizados para a melhora da infraestrutura nas comunidades no entorno da Vallourec unidade Mineração. Uma ação pioneira foi realizada em junho deste ano, com a doação de 400 m2 de pisos e 120 meios-fios ao Alphaville, para a pavimentação de uma área de coleta seletiva. A iniciativa rendeu à Vallourec unidade Mineração o Selo Verde, certificação interna do condomínio para reconhecer empresas que contribuem com ações sustentáveis.