VALE ESTÁ SELECIONANDO PROJETOS DE P&D PARA A MINERAÇÃO

VALE ESTÁ SELECIONANDO PROJETOS DE P&D PARA A MINERAÇÃO

Belém, Pará (PA), Brasil, 12/09/2012 - Instalação da unidade de Belém (PA) do Instituto Tecnológico Vale. O prédio do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável - ITV DS fica localizado no centro da cidade e abriga laboratórios, auditório, biblioteca, salas de estudo, entre outros espaços. Na foto: fachada do ITV. Foto: Tiago de Sousa Araújo ATENÇÃO: FOTO ORIGINAL EM TAMANHO PEQUENO *** Local Caption *** Matéria publicada no Vale@ em 13/09/2012.
Instalação da unidade de Belém (PA) do Instituto Tecnológico Vale. Foto: Tiago de Sousa Araújo

A Vale está selecionando projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) relacionados à cadeia da mineração no Brasil e no exterior. Os trabalhos deverão ajudar as áreas de negócios da empresa a enfrentar desafios de médio e longo prazo, prioritariamente, associados aos seguintes temas-chave: Saúde & Segurança; Barragens e Gestão de Rejeitos; Produtividade; Cavidade e Canga; Umidade e Poeira; Comunidades; Automação; Meio Ambiente; Transportador de Correia; e Licença para Operar.  A submissão de propostas de P&D pode ser feita até o dia 29 de maio no site da Vale http://www.vale.com/brasil/PT/people/opportunities-in-other-countries/research-incentive/Paginas/default.aspx

O objetivo da iniciativa é permitir a articulação entre a Vale, a comunidade científica e tecnológica e outras empresas, visando estimular atividades de pesquisa e desenvolvimento colaborativas. “Inovação é muito importante para o futuro da Vale e da indústria da mineração. Este processo contribui para a empresa prospectar soluções para os seus desafios, além de promover uma cultura de colaboração entre a companhia e seus parceiros, incluindo a comunidade de CT&I e outras empresas”, afirma Adam MacMillan, Gerente de Parcerias e Gestão de P&D.

Poderão ser submetidas propostas de pesquisa básica, pesquisa aplicada, de desenvolvimento experimental ou de transferência de tecnologia. Os proponentes devem estar vinculados formalmente à instituição pública ou privada de Ciência e Tecnologia (universidade, centro de pesquisa etc). A titulação requerida para o coordenador do projeto deve seguir as normas da instituição, que normalmente exige o título de Doutor.

A Vale poderá aportar recursos em todas as modalidades de financiamento adotadas pelas agências de fomento a pesquisas: bolsas de pesquisa; material permanente (recursos tecnológicos e equipamentos para a execução do projeto, nacionais e/ou importados); material de consumo (materiais ou insumos utilizados para a execução do projeto, nacionais e/ou importados); participação em congressos; viagens para pesquisa de campo; e serviços de terceiros. A solicitação dos itens financiáveis será avaliada de acordo com sua pertinência técnica e orçamentária.

Para submissão de uma proposta de pesquisa deverão ser preenchidos os campos do formulário disponível no website da Vale (www.vale.com), entre eles o orçamento e cronograma do projeto. Após o envio, a proposta será avaliada por um comitê interno. Caso seja aprovada, será firmado um termo de cooperação da Vale com a instituição de vínculo do proponente.

Inovação

A Vale acredita que a inovação traz sustentabilidade para o negócio, melhorando o desempenho da empresa e posicionando-a para novas oportunidades. Desde 2009, quando foi criada, a Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação apoia e investe em iniciativas em parceria com a comunidade acadêmica e empresas no Brasil e no exterior. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, contribuir para a formação de recursos humanos especializados e apoiar a consolidação de grupos de pesquisa nas regiões em que empresa atua, de forma aderente à estratégia da empresa.

Em linha com este posicionamento da empresa foi criado, em 2010, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), que hoje conta com duas unidades: uma em Belém (PA), especializada em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável; e outra, em Ouro Preto (MG), voltada para temas ligados à mineração. O ITV opera a partir da integração de três eixos: pesquisa, ensino e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.