VALE CONCLUI NOVO TESTE DE EMBARQUE NO NOVO PIER IV

VALE CONCLUI NOVO TESTE DE EMBARQUE NO NOVO PIER IV

vale-pierA Vale realizou mais uma etapa de testes no berço norte do Píer IV, localizado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), em São Luís (MA). Desta vez, o navio Cape Asia, do tipo Capesize, foi carregado com 160 mil toneladas de minério de ferro. A embarcação seguiu viagem dia 14 de outubro, com destino a Índia. A expectativa é que após a finalização dos testes operacionais, prevista para novembro, o berço norte do Píer IV esteja apto para iniciar a operação. A obra faz parte do S11D, maior projeto da história da Vale e que entrará em operação comercial em janeiro de 2017.

Segundo o líder de projetos, Jorge Candreva, o primeiro teste de carga completa durou 72 horas, tempo necessário para realizar o carregamento e ainda fazer todos os testes de desempenho dos carregadores, transportadores, equipamentos de amarração e das defensas. “Durante o mês de outubro, ainda teremos mais dois testes de carregamento, antes que o berço norte do Píer IV entre em operação. Nesta etapa faremos outros carregamentos para, então, iniciarmos definitivamente sua operação”, complementa Candreva.

A construção do Píer IV ampliará a capacidade de embarque do TMPM de 150 milhões de toneladas para 230 milhões de toneladas, por conta do volume de minério de ferro que virá da mina do S11D, localizada em Canaã dos Carajás (PA). O Píer IV é formado por dois berços: norte e sul. Com o início da operação do berço norte, o novo píer poderá carregar dois navios da classe Valemax simultaneamente, um em cada berço. O Valemax é considerado o maior mineraleiro do mundo, com capacidade de 400 mil toneladas, 362 metros de comprimento e 65 metros de largura.

Teste funcional

Entre agosto e setembro deste ano, foram realizados uma série de testes no Píer IV. Inicialmente, todos os equipamentos são avaliados em vazio, sem carga de minério. Os testes abrangeram os sistemas de atracação e amarração dos navios, correias transportadoras de embarque e os carregadores de navios. Somente após estas etapas é que iniciam-se os testes com minério.

O teste funcional proporcionou a avaliação precisa de todos os sistemas de automação da rota do minério, desde os pátios de estocagem, a linha de embarque e o carregador de navio. “Os testes com carga envolveram três navios de classe Capesize, utilizando os dois carregadores de navios (CN-3 e CN-4) instalados no berço norte. Esta etapa é fundamental para nos certificar que todo o sistema está pronto para entrar em operação. Estamos satisfeitos com os resultados alcançados”, explica Candreva.

Sobre o Projeto S11D

O projeto S11D tem capacidade de produção estimada de 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Até setembro de 2016, todo o empreendimento, que inclui mina, usina e logística ferroviária e portuária, finalizou 83% de progresso. O avanço físico da mina e usina está em 95%, enquanto que a parte logística (S11D Logística) alcançou 74%.

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