SEMINÁRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SEMINÁRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Foto: Divulgação AHK-SP/Felipe Mairowski
Foto: Divulgação AHK-SP/Felipe Mairowski

No dia 16 de junho foi realizado o “Seminário Brasil-Alemanha de Eficiência Energética”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP). Palestrantes do Brasil e da Alemanha puderam discutir inovadoras formas de se obter o sucesso produtivo, alinhado à eficiência energética.

O país germânico, além de ser o detentor de tendências tecnológicas no segmento, é exemplo e um dos líderes mundiais no uso eficiente de energia. “É possível produzir riqueza e crescimento com eficiência energética. Para isso, precisamos colocar em prática a ‘energia economizada’, ou seja, não precisamos gerar, gastar e pagar por uma energia que não é necessária em certo momento”, afirma Maximilian Müller, da Exportinitiative Energieeffizienz do Ministério Alemão da Economia e Energia (BMWi).

“O mercado brasileiro de eficiência energética ainda é muito baixo. Para piorar, o país conta com o custo alto de energia para a indústria. Segundo estudo divulgado no fim de abril deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o custo brasileiro é de R$ 543,90 MW e a média mundial é R$ 257,50 MW. Com esse cenário quem quer investir no Brasil? É preciso mudar para ganharmos competitividade e isso pode começar por cada empresa, focando na sua eficiência energética”, encerra Rodrigo Aguiar, Presidente Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.