LIUGONG INAUGURA FÁBRICA EM MOGI-GUAÇU (SP)

LIUGONG INAUGURA FÁBRICA EM MOGI-GUAÇU (SP)

Liugong01Com investimentos de R$ 120 milhões nos próximos três anos, a chinesa LiuGong iniciou a implantação de sua unidade industrial no Brasil, para a fabricação de escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras e rolos compactadores. A primeira etapa do projeto foi concluída neste mês de março, com a inauguração de um galpão em Mogi-Guaçu (SP), onde começou a montar os equipamentos em regime CKD. Os planos da LiuGong, entretanto, são de atingir um índice de produção local de 60% em vários modelos, até 2016.

Com isso, a empresa pretende se reposicionar no mercado em relação aos concorrentes, num momento em que a taxa de câmbio e os financiamentos via Finame determinam a competitividade no setor de máquinas. A inauguração da fábrica de Mogi-Guaçu contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de altos executivos da empresa, como Yu Chuanfen, presidente mundial, Luo Guobing, diretor de vendas e marketing para mercados externos, Liang Yongjie, presidente para a América Latina, e Bruno Barsanti, vice-presidente para a América Latina, além de clientes e outras autoridades.

Liugong02
Maior fabricante de carregadeiras do mundo, a empresa tem o equipamento como carro-chefe também no Brasil

Maior produtora de pás carregadeiras do mundo, a LiuGong conta com um faturamento anual de mais de US$ 2 bilhões, dos quais 25% são oriundos de suas operações fora da China. Segundo Yu Cuanfen, a América Latina figura como segundo maior mercado externo para a empresa, superado apenas pelo Oriente Médio. “Como o Brasil ocupa uma posição de destaque na região, respondendo por 50% de sua demanda, é natural que ele figure como um dos principais mercados em nossa estratégia de globalização”, completa Liang Yongjie.

A atual crise econômica no Brasil não assusta a fabricante chinesa. “O ideal é investir em momentos como este, pois assim estaremos preparados para competir quando o mercado voltar a crescer”, diz Vander Freitas, diretor de suprimentos à operação. Ele destaca que a fábrica recém-inaugurada, um galpão de 800 m2, permite montar os componentes importados em ilhas destinadas a cada linha de equipamento. “Como nosso mercado é cíclico, quando houver uma uma retomada já temos o projeto pronto para ampliar as instalações e iniciar a produção local”, afirma Vander.

Além de avançar na negociação com fornecedores, como a Cummins (motores), a empresa também pretende expandir sua rede de suporte aos clientes, atualmente composta por duas concessionárias e 18 pontos de vendas no país. Desde que chegou ao Brasil, em 2008, a LiuGong comercializou cerca de 4.000 equipamentos, que já contam com uma idade média superior a três anos. Essa frota, composta predominantemente por pás carregadeiras e escavadeiras, concentra-se mais em empresas de locação e em construção, mas a empresa avalia que 10% atendam ao mercado de mineração, especialmente pedreiras e demais mineradoras de agregados.

Sua linha de escavadeiras abrange desde os modelos compactos até as com 37 t de peso. As pás carregadeiras, por sua vez, vão desde os modelos de menor porte até os de 30 t de peso, equipados com caçamba de 4,5 m3. Já os tratores de esteiras estão disponíveis em modelos de 106 e 226 HP de potência, mas a Liugong não descarta a possibilidade de trazer para o país a linha Dressta, que conta com modelos de até 515 HP, adquirida em suas operações na Polônia.

1 comentário em“LIUGONG INAUGURA FÁBRICA EM MOGI-GUAÇU (SP)

  1. PRECISAMOS DE UMA AJUDA QUANTO A ENCONTRAR PEÇAS PARA A CARREGADEIRA 835ANO 2012 – ADIQUIRIMOS NOVA EM SEU STAND NA E´POCA EM BELO HORIZONTE – CONCESSIONARIAS NÃO CONC=SEGUI AJUDAR NA COMPRA DE UMA VALVULA DE RETORNO DE UMA CABEÇOTE DE FILTROS DIESEL. VALVULA COM ESFERA INTERNA (PARAFUSO COM A ESFERA INTERNA)
    AGRADECERIA MITO ALGUMA AJUDA JA QUE A MAQUINA ESTA PARADA A MAIS DE 30 DIAS POR ESTA VALVULA ENTUPIDA E SEM ACHAR PARA COMPRAR.
    OUTRA SITUAÇÃO PE A DE OLEO DIESEL COM MISTURA COM ELEO VEGETAL. JA FIZERAM ESTUDOS DOS ENTUPIMENTOS E DANOS NAS BOMBAS INJETORAS ? SERÁ QUE OS POLITICOS QUE NÃO CONEHCEM NEM PRA QUE SENTAM NA CADEIRA DO COMNGRESSO VÃO F=VOTAR NO AUMENTODESTE OLEO VEGETAL NA MISTURA ? NOS AJUDE TRABALHAR MESMO SENHORES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.