EDIÇÃO 50

EDIÇÃO 50

capa itm 50 edicoes

COISAS DA MINERAÇÃO

Comemorando a sua edição nº 50 da In The Mine, ouvimos alguns de nossos leitores assíduos para saber sua opinião sobre a publicação. Que foi unânime ao destacar a atualidade, variedade e excelência de seu conteúdo. Mas também, e com a mesma ênfase, a ética, honestidade e profissionalismo da revista. Qualificativos que motivam nossa equipe de redação a manter, cada vez mais, a excelência de sua conduta no trato das coisas da mineração.

Falando de conduta e trato dessas mesmas coisas, a cobertura do VI Simexmin demonstra que o setor se mantém unido na convicção de que é preciso rediscutir – e reelaborar – o projeto do novo Marco Regulatório do setor. Opinião compartilhada por Luiz Vessani, MinePersonalidade da vez e diretor da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), além de geólogo e empresário.

Outro bom material de leitura, informação, pesquisa e análise é o Especial Agregados, que inclui o artigo de Mathias Heider sobre cerâmica vermelha, um breve panorama do setor de cimento e a reportagem sobre a Pedreira Civil, na região metropolitana de Salvador (BA), mostrando que a evolução tecnológica e a busca de maior produtividade com qualidade e redução de custos avançam na mineração de agregados.

O caderno especial traz também uma iniciativa editorial inédita no Brasil: a Mina dos Sonhos – Projeto Agregados. Trabalho sério de pesquisa junto a fabricantes do setor e de consolidação de dados, conjugado à produção gráfica, o encarte – primeiro da série que se estenderá a outras substâncias minerais – apresenta uma mineradora de basalto idealmente configurada em suas diferentes etapas de produção.

Por fim, a tão esperada – e louvável nestes árduos tempos, inauguração da Vanádio de Maracás (BA). Um longo projeto, iniciado há anos pela CBPM e alavancado com grande determinação e esforço pela Largo Resources. Outro grande motivo de comemoração!

Wilson Bigarellieditor@inthemine.com.br

(Abril/maio 2014)

>>> LEIA A REVISTA DIGITAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.