Com a aquisição da Henfel, que produz mancais de rolamentos e acoplamentos, a alemã Ringfeder espera assumir uma posição de destaque no mercado brasileiro de transmissão de potência para equipamentos de grande porte utilizados em mineração, como transportadores de correias, britadores, motores e outros. “A Henfel detém cerca de 35% do mercado de acoplamentos hidrodinâmicos e, com esse negócio, o Brasil passa a responder por algo entre 15% e 20% do nosso faturamento em âmbito global”, afirma Carlos Rohrig, diretor da Ringfeder para a América do Sul.
Empresa familiar, com fábrica em Jaboticabal (SP), a Henfel se transforma em uma das cinco marcas mundiais da empresa alemã, com foco nos sistemas de transmissão de potência. “Mesmo assim, a direção da empresa permanecerá com seu antigo controlador”, explica Celso S. Cassiano, gerente de negócios da Henfel e filho do antigo proprietário. Os executivos não informam o valor da transação, mas afirmam que, de imediato, ela fortalecerá a presença da Ringfeder no segmento de anéis de fixação para equipamentos de grande porte.
“Com o suporte da equipe e da fábrica de Jaboticabal, vamos melhorar o atendimento nessa área e o desenvolvimento de um anel de grande porte, cujo projeto levava até 60 dias de prazo, poderá ser reduzido à metade desse tempo”, completa Carlos Rohrig. Segundo ele, a meta é iniciar em breve a produção da linha de anéis de fixação da Ringfeder no Brasil.