15° CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL

15° CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL

unnamedO 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental será realizado entre os dias 18 a 21 de outubro de 2015, na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Foram inscritos 360 trabalhos técnicos, serão distribuídos segundo os Simpósios Temáticos e as 10 Sessões Técnicas, número bastante expressivo e que consolida, cada vez mais, os congressos da ABGE como os principais canais de discussão e troca de conhecimentos na área de Geologia de Engenharia e Ambiental.
Neste congresso, haverá o Espaço Ágora, uma das novidades do evento. O Espaço Ágora é, à semelhança do espaço utilizado para as grandes discussões na Grécia antiga, um espaço dedicado essencialmente à discussão técnica, com apresentações orais simultâneas, organizadas segundo os diferentes temas que compõem o temário do congresso.

A organização do congresso vem dando grande importância e abrindo espaços especiais para discussão de assuntos extremamente importantes na atualidade da Geologia de Engenharia e Ambiental, como Erosão Marinha, Erosão Fluvial, Erosão em Margens de Reservatórios de Barragens, problemas da Ocupação na Amazônia, Ensino e Pesquisa em Geologia de Engenharia e Ambiental, entre outros.
O evento também contará com as presenças de alguns especialistas internacionais, como o Prof. Dr. Scott Burns, Dr. Sérgio Mora e Steve Parry, respectivamente, Presidente da IAEG, consultor da ONU e Coordenador da Comissão Técnica 25 da IAEG. São profissionais com larga experiência internacional e que devem trazer olhares diferenciados sobre a Geologia de Engenharia, materializados em palestras especiais a serem proferidas em plenário. Além disso, o Prof. Dr. Scott Burns e o Dr. Sérgio Mora ministrarão cursos pré-congresso.

Outro ponto de destaque é a Mesa Redonda Especial: Gestão de Riscos e Respostas a Desastres A partir de 2011 na qual será debatido o Programa multissetorial do Governo que permitiu a atuação coordenada entre os órgãos envolvidos, denominado Gestão de Riscos e Resposta a Desastres coordenado pela Casa Civil, construído através de quatro eixos que focaram a atuação governamental no mapeamento das áreas de risco, sistema de monitoramento e alerta, obras estruturantes e, em médio prazo, o fortalecimento dos órgãos de defesa civil e apoio a um melhor planejamento urbano capaz de evitar a ocupação de áreas de risco e resposta eficaz. Nesse encontro será apresentado os resultados alcançados até 2015 e a programação para o PPA 2016-2019.

Os cursos pré-congresso são também um outro atrativo, pois, como têm por objetivo a capacitação profissional e a difusão do conhecimento, tornam-se elemento fundamental em um congresso onde se espera um grande afluxo de estudantes e jovens profissionais, principais alvos desses cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.