ESTUDO DE CASO: DERRAMAMENTO DE MATERIAL NA TRANSFERÊNCIA

ESTUDO DE CASO: DERRAMAMENTO DE MATERIAL NA TRANSFERÊNCIA

logo fundo laranjaSOLUÇÃO: Martin® Arcoplate™

INDÚSTRIA: Minério de Ferro

LOCAL: Minas Gerais – Brasil

 

 

 

 

PROBLEMA

martin1Um grande cliente produtor de minério de ferro enfrentava problemas com derramamento de materiais em um chute de transferência devido a perfuração e desgaste prematuro das chapas utilizadas. Para efetuar a troca das chapas desgastadas era necessário parar o equipamento, gerando perdas de produção e redução na disponibilidade do equipamento projetado para operar 24 horas por dia, 7 dias por semana e transportar 250 toneladas de material por hora. Os riscos de acidentes, o derramamento de material e as paradas não programadas tornaram esta condição inaceitável.

 

SOLUÇÃO

martin2Para solucionar estes problemas os especialistas da Martin Engineering Brasil especificaram um chute modular com revestimento em chapas Arcoplate ™ de 17mm de espessura feito sob medida para esta aplicação. As chapas Arcoplate ™ revestem a parte interna do chute e são constituídas por uma chapa base em aço carbono de 9mm revestidas com liga metálica de 8mm de espessura.

 

 

RESULTADOS

martin3Após a instalação do chute modular revestido com Arcoplate ™ o cliente constatou redução considerável no desgaste das chapas e o fluxo de material tornou-se mais eficiente. Apresentou até os dias atuais vida útil 3x superior aos revestimentos bi-metálicos aplicados anteriormente. Houve redução no número de paradas consequentemente diminuíram-se os riscos de acidentes e custos de mão-de-obra envolvidos, além de menor consumo de peças de reposição.  “Estamos muito satisfeitos com os resultados, o desempenho do revestimento com chapas Arcoplate ™, superou as nossas expectativas”, disseram funcionários da empresa.  Desde a instalação as chapas não foram retiradas e a expectativa de vida útil é o dobro do já apresentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.