ARANZ Geo LANÇA SOFTWARE DE MODELAMENTO GEOTÉRMICO EM 3D

6 de julho de 2017

A ARANZ Geo, empresa que desenvolve o software de modelamento geológico em 3D Leapfrog®, lançou o Leapfrog Geothermal 3.3, repleto de funcionalidades específicas para a indústria geotérmica, que incluem a visualização de dados geofísicos em função do tempo e a conectividade com a plataforma de gestão de modelos da Leapfrog, o Leapfrog Central. Esse lançamento representa a primeira de uma série de atualizações específicas que virão em 2017.

“Nós estamos empenhados em trazer a melhor solução de modelamento geológico em 3D integrado para a indústria geotérmica, ajudando a garantir que os valiosos recursos naturais sejam administrados com eficiência e que as energias renováveis que eles produzem sejam mantidas para as futuras gerações”, diz Shaun Maloney, Diretor Executivo da ARANZ Geo. “Além da indústria geotérmica, a ARANZ Geo contribui com tecnologia e soluções para possibilitar projetos terrestres, ambientais e de energia ao redor do mundo.”

O Leapfrog Geothermal é a única solução de modelamento geotérmico em 3D específica para a indústria que pode ser integrada com softwares geofísicos e de engenharia de reservatórios líderes de mercado.  Essa solução baseada em fluxos de trabalho utiliza o modelamento implícito para construir superfícies diretamente dos dados, enquanto profissionais que trabalham no ambiente subterrâneo utilizam suas habilidades e capacidade de interpretação para guiar o processo. O Leapfrog Geothermal está rapidamente se tornando o software referência para a indústria geotérmica, e tem alcançado um crescimento significativo em termos globais, com licenças sendo vendidas na Austrália, Islândia, Leste da África, os EUA e em toda a região Ásia – Pacífico.

“O crescimento do Leapfrog Geothermal inclui o trabalho com Organizações Não Governamentais (ONGs) para agregar valor nos países em desenvolvimento. Nós demos treinamento adicional a profissionais em todo o Leste da África para que eles possam usar o software da Leapfrog em uma crescente quantidade de operações de energia renovável”, acrescenta Maloney.  “Também estamos trabalhando com um grupo de apoio na África Saariana para possibilitar avaliações de águas subterrâneas, e para localizar novos poços em acampamentos de refugiados na região.”

Jeremy O’Brien, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Globais da ARANZ Geo

O desenvolvimento contínuo do setor geotérmico será liderado pelo novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios Globais da ARANZ Geo, Jeremy O’Brien, e pelo Gerente de Produtos, Brennan Williams.  Nomeado em Outubro de 2016, o Sr. O’Brien já trabalhou na Mighty River Power e na empresa global de serviços energéticos, Halliburton.  Brennan Williams atua na ARANZ Geo desde 2013, onde ocupou cargos sênior na área de engenharia de software no Reino Unido e na Nova Zelândia.  “Nós estamos focados em alavancar as capacidades do Leapfrog Geothermal para atender às necessidades da nossa crescente base de usuários, e esse último lançamento representa o primeiro estágio de um significativo programa de desenvolvimento. Nós também temos planos para expandir a equipe de Energia Geotérmica no segundo semestre de 2017.”, diz O’Brien.

Visualização de Dados de Pontos Geofísicos Baseada em Tempo

Brennan Williams, Gerente de Produtos.

Este novo recurso-chave permite que dados microssísmicos sejam visualizados em função do tempo, ajudando com a identificação precoce de estruturas de reservatório e delineando-os à medida que mais dados são disponibilizados. Dados geofísicos também foram reorganizados na pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos) com funcionalidades relacionadas e a capacidade de importar vários tipos de dados, incluindo informações magnetotelúricas (MT). Agora, usuários podem importar pontos em 2D para a pasta Geophysical Data (Dados Geofísicos). “Na área geotérmica, você frequentemente está lidando com dados limitados; portanto, é importante ser capaz de facilmente incorporar dados geofísicos, como dados MT, para preencher o modelo conceitual do reservatório e ajudar na tomada de decisões críticas, como, por exemplo, onde perfurar os primeiros poços de pesquisa.”, lembra Brennan Williams, Gerente de Produtos.

Gestão de modelos

De grande interesse para a indústria geotérmica, que é bem regulamentada e muitas vezes administrada pelo governo, o Leapfrog Geothermal 3.3 oferece uma conexão à plataforma de gestão de modelos, o Leapfrog Central. Esse repositório central de referência armazena e gerencia a evolução dos modelos, mantém um rastro de auditabilidade, evita problemas de controle de versões e oferece maior segurança. O Leapfrog Central também permite que equipes colaborem entre si com mais facilidade, e melhora o processo de tomada de decisões como um todo.

Grande quantidade de melhorias

Esse lançamento inclui novas funcionalidades estatísticas e estatísticas aprimoradas para os Modelos de Blocos.  Existem novas opções para uma grande quantidade de ferramentas, incluindo a compositagem numérica, assim como melhorias no modelamento estrutural. Revisões à terminologia aproximam o Leapfrog Geothermal ainda mais à indústria; ferramentas-chave e pastas foram renomeadas para combinarem com os termos mais reconhecidos.  A ARANZ Geo mantém uma equipe expert capacitada que trabalha no desenvolvimento do Leapfrog Geothermal, e possui planos para expandi-la ao longo dos próximos meses.

Solução específica para a indústria

“O Leapfrog Geothermal é o único software de modelamento geológico em 3D específico para a indústria. A rápida visualização de dados é apenas parte da história. O Leapfrog Geothermal possibilita grandes aumentos de eficiência e dá aos profissionais que trabalham em ambientes subterrâneos o tempo para tomarem decisões melhores. Esse último lançamento introduz alguns importantes novos recursos, incluindo a visualização de dados geofísicos e a conectividade com a plataforma de gestão de modelos. Estamos felizes em trazer esse lançamento para o mercado, e aguardamos ansiosamente os próximos avanços.”, conclui O’Brien

 

Tags: , ,


Deixe um comentário


Veja também